domingo, 21 de novembro de 2010

Aeronave HL- 6B Cauré

Olá

O post de hoje será sobre o HL - 6B Cauré que pertenceu ao Laboratório de Máquinas Térmicas.

O HL - 6B Cauré foi uma aeronave fabricada pela extinta Compania Nacional de Navegação Aérea (CNNA), compania esta que foi fundade pelo industrial Henrique Lage. A fabrica era localizada na ilha do Viana na Cidade do Rio de Janeiro.

O PP - RHW foi doado a UFPR pelo aeroclube do paraná no fim da década de 1960. O RHW ficou no LMT durante muitos anos, conforme na foto mostrada abaixo.

A imagem superior mostra o HL - 6B Pendurado no LMT - UFPR.
A imagem inferior mostra o avião ainda na ativa no Aeroclube do Paraná. 
Em meados de 1986, ocorreu um contato do Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro (MUSAL), sobre uma possivel troca do HL- 6 por dois motores ( um Motor Ranger em funcionamento e um Pratt & Whitney Twin Wasp em corte). Este pedido do musal foi feito pois o PP - RHW é o unico HL - 6B existente no Brasil e no mundo, então o Prof. Dr. Gregório Bussyguin, professor responsável pelo LMT na época, achou por melhor fazer a troca pois o lugar do avião era realmente num museu e os motores teriam uma utilidade muito grande para o laboratório.

Eu me lembro que quando eu tinha 3, 4 anos quando ia no LMT, ficava admirando o avião pendurado no teto do laboratório e sempre pedia ao me pai para subir no avião. Quando o pessoal do MUSAL veio busca - lo eles infelizmente o derrubaram e danificaram a frente do avião, e não pude realizar o sonho de subir no avião.

Neste ano, viajei ao Rio de Janeiro a trabalho e tive um tempo livre e sem pestanejar peguei um taxi e fui conhecer o MUSAL. Recomendo a todos que conheçam este museu, tem muita coisa legal lá.

Lá, finalmente realizei o meu sonho de guri e pude subir no PP - RHW, que foi reformado e esta num lugar adequado para mostrar que o Brasil tem uma história muito rica na industria aeronáutica.

Abaixo seguem algumas fotos no HL - 6 no MUSAL.

PP - RHW em exposição no MUSAL


Cabine e Painel de instrumentos
Detalhe da deriva


Sonho realizado!!
Aeronave HL - 6B Cauré
Matrícula: PP - RHW
Dimensões
Enverdadura: 9,8 m
Comprimento: 7,2 m
Área Alar: 15 metros quadrados
Peso Vazio: 545 Kg (treinamento) / 545 Kg (utilitário)
Peso Máximo: 750 Kg (treinamento) / 800 Kg (utilitário)
Performance
Velocidade Máxima (VNE): 200 Km/h
Velocidade de Cruzeiro: 180 Km/H
Razão de subida: 900 ft/min
Velocida de Stol: 85 Km/h
Teto de serviço: 4000 m
Autonomia: 3,15 h.
Alcançe: 550 Km
Motorização
Motor Franklin 6 AC 298 F
Potência: 130 Hp

2 comentários:

  1. Interessante estória! Confirmo que o Cauré é um belo exemplo da engenharia aeronáutica brasileira, e que o MUSAL é um maravilhoso ninho de velhas garças e de falcões quase atuais...
    Orgulho para a FAB, para aviação mundial e para os cariocas...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Possuo uma hélice deste avião Gostaria de saber se tem interesse em comprar

    ResponderExcluir